Se você vende por delivery no seu restaurante, o Módulo Delivery do Deli é essencial para a sua operação, facilitando a gestão dessas vendas e integrando com os maiores aplicativos de delivery do Brasil. Além disso, você terá acesso a um cardápio digital gratuito, tendo uma ferramenta para criar o seu próprio delivery para venda direta.
Neste artigo, você vai encontrar todas as informações que necessita para começar a utilizar esse módulo.
Como contratar o Módulo Delivery
Como usar o Módulo Delivery
Como utilizar o recurso "Ver último pedido"
Pagamento com QR CODE do Mercado Pago
🌟 O módulo "Delivery" é uma ferramenta adicional que deverá ser contratada a parte do plano. Para conhecer os valores, visite nosso site.
1. Como contratar o Módulo Delivery
Você pode ativar o módulo Delivery direto na sua conta, seguindo o passo a passo abaixo:
Faço login no sistema
Clique em "Admin"
Clique em "Minha Conta"
Clique em "Planos e Módulos"
Selecione o Módulo Delivery
Clique em "Atualizar plano"
Na próxima tela, você deverá selecionar a frequência do pagamento e clicar em "Pagar" para seguir. A alteração do plano será feita após o pagamento.
Atenção: se você está satisfeito com seu plano, NÂO faça nenhuma alteração em "Escolha o plano". Deixe tudo como está e apenas selecione o módulo desejado abaixo. Caso faça alterações no plano atual, poderá perder funcionalidades que utiliza.
Nota: se você precisa de ajuda com o pagamento, leia o artigo a seguir: como pagar meu plano ou módulo
2. Como utilizar o Módulo Delivery
Para utilizar o delivery e adicionar pedidos de entrega, você deve seguir os passos abaixo:
Entre na seção "Restaurante"
Clique em "Delivery"
Clique no botão "+ Novo pedido"
Preencha os dados correspondentes (campos com asterisco são obrigatórios)
Dica: caso o novo pedido seja de um cliente já cadastrado no sistema, ao preencher o campo "telefone" o sistema buscará automaticamente todas as informações restantes. Quando é um novo cliente, sem cadastro, após preencher todas as informações, você poderá optar por salvá-lo no banco de dados. Para isso, marque a caixa "Salvar cliente" antes de finalizar.
Inseridas todas as informações, clique em "Criar"
Adicione os produtos correspondentes
Defina o valor da gorjeta, quando houver. Caso contrário, deixe "zero (0)"
Escolha o método de pagamento
Selecione quem fará a entrega
Selecione o tempo estimado de envio na seção "Detalhes do envio"
Clique em "Confirmar"
A primeira imagem (à esquerda) mostra como você verá as informações após clicar em "Criar", adicionar os produtos solicitados pelo cliente e confirmar o pedido. É um resumo com todas as informações e o valor total deste pedido para que você possa revisar e confirmar. | Já na segunda, à direita, você vê as opções de gorjeta, pagamento, campo para preencher ou corrigir o valor total, caso tenha alguma alteração e valor calculado do troco, para pagamento em dinheiro. Além disso, tem um resumo da informação de quem fará a entrega e o tempo estimado. |
Dica: caso o cliente já esteja cadastrado no sistema, será habilitado ao lado do nome dele uma opção para ver o último pedido realizado por ele. Essa é uma ótima informação para você encantar seus clientes, mostrando que já conhece suas preferências. *Funcionalidade exclusiva do Plano Pro.
Se todas as informações estiverem corretas, clique em "Salvar".
Essa ação deixará o pedido no status "Em preparação". A partir de então, você terá diferentes status para gerenciar um pedido dentro do restaurante, desde o momento que começa a preparação, até o momento em que o pedido chega para o cliente. Veja a seguir.
2.1 Como gerenciar um pedido de delivery de acordo com o status:
Preparando: pedido foi confirmado e está sendo preparado pelo restaurante.
Esse é o primeiro estágio, onde novos pedidos são listados. Eles permanecerão aqui até que estejam prontos para entregar. Para mover os pedidos para o próximo estágio, confirme o método de pagamento e clique em "A entregar".A entregar: pedido pronto para a entrega e está aguardando o entregador.
Essa é a segunda etapa. Se você tem a conta do Deli integrada a um aplicativo de entrega, poderá ativar uma notificação para o entregador toda vez que o pedido migrar para esse status, assim ele será avisado de que o pedido está pronto para ser retirado para a entrega.Enviado: pedido saiu para a entrega e está a caminho do cliente.
Nesta etapa, estão listados os pedidos que já saíram para entrega. Eles permanecerão aqui até que o entregador retorne à loja, confirmando que foi finalizado. Para mover os pedidos de estágio, clique no botão "Entregue”.
Entregue: pedido foi entregue corretamente e pode ser finalizado.
Essa é a última etapa, onde os pedidos que já foram entregues são listados. Quando você move um pedido para essa etapa, a venda é fechada no sistema e o movimento passa a ser refletido no "Controle de caixa" atual.
Pronto! Seu pedido foi entregue com sucesso!
3. Como utilizar o recurso "Ver último pedido"
🌟 Essa é uma funcionalidade exclusiva do Plano Pro.
Quando um cliente que é tem cadastro no sistema e já realizou outros pedidos no seu restaurante volta a fazer um novo pedido, é possível ver quais foram os últimos pedidos dele e, eventualmente, realizar ações com base nessas informações.
Para ver o último pedido de um cliente, siga os passos abaixo:
Insira um novo pedido
Preencha os dados do cliente
Clique no botão "Ver último pedido"
Abrirá um pop-up com as informações correspondentes ao último pedido, como mostra a imagem a seguir:
Caso queira replicar esse pedido na venda atual, clique no botão "+". Caso contrário, clique em "Fechar" para adicionar um pedido novo.
4. Pagamento com QR CODE do Mercado Pago
É possível disponibilizar pagamentos pelo Mercado Pago para os seus clientes. Para isso, basta ter a sua conta Deli vinculada à sua conta Mercado Pago.
Quando esse método for escolhido pelo cliente, gere um QR CODE para pagamento clicando no "ticket de controle de mesa". Você poderá imprimir ou enviar ao cliente.
Esse é um QR CODE dinâmico, ou seja, sempre é gerado um novo código, exclusivo para cada venda. O cliente deverá escanear com um dispositivo móvel para efetuar o pagamento.
Observação: nesta seção você encontrará todas as informações que precisa sobre a integração do sistema Deli com o Mercado Pago.