Passar para o conteúdo principal

Como gerenciar pedidos de delivery (para entrega à domicílio)

Atualizado há mais de uma semana

O Módulo Delivery foi pensado para gerenciar pedidos com entrega a domicílio e para integrar o seu sistema aos principais aplicativos de entrega, possibilitando que você faça toda a gestão de pedidos em um só lugar.

📌 Nota: para ter acesso a essa funcionalidade, é necessário contratar o módulo Delivery adicional. Para mais informações, visite: www.deli.com.br.


Como adicionar pedidos de Delivery manualmente

Antes de criar um novo pedido para entrega via delivery, é necessário adicionar as informações do cliente para entrega. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Na seção "Restaurantes", clique em "delivery"

  2. Clique "+ Novo pedido"

  3. Preencha as informações para entrega

  4. Clique no botão "Criar"

  5. Na nova janela, adicione os produtos informados e confirme

  6. Pedido criado! Ele será exibido na tela à direita, dentro do status "Preparando"

Antes de seguir, lembre-se de preencher o restante das informações solicitadas nesta tela. Para isso:

  1. Insira a informação da "Gorjeta" (quando necessário)

  2. Insira o "Custo de envio" (quando necessário)

  3. Selecione o método de pagamento em "Pagar com". Para pagamentos em dinheiro, o sistema calcula o valor de troco automaticamente.

  4. Selecione o tempo estimado de entrega em "Detalhes da entrega"

  5. Se você tem a integração com o Sob Demanda do iFood e quer fazer uma cotação de valores, clique em "Solicitar entrega"

  6. Clique em "A entregar" quando o pedido estiver nesta etapa.

O pedido mudará do status "Preparando" para "A entregar". Para mudar para a próxima etapa, clique no próximo status: "Enviado" e/ou "Entregue".

📌 Nota: se o pedido for de um cliente já cadastrado no sistema, ao inserir o número de telefone, o sistema puxa automaticamente as informações restantes. Se for um novo cliente, você pode salvá-lo no banco de dados.


Como visualizar o último pedido de um cliente

Caso o cliente já tenha feito pedidos anteriormente, o sistema identifica qual foi o último pedido. Para visualizar, siga os passos abaixo:

  • Preencha as informações do cliente

  • Clique em "Veja o último pedido" (ao lado de "Cliente")

  • Abrirá uma nova janela com a informação do último pedido:

    • Se ele quiser fazer o mesmo pedido, clique em "+"

    • Se ele quiser fazer um novo pedido, clique em "Fechar"


Quais são as etapas dos pedidos:

  • Preparando: esta é a primeira etapa, onde os pedidos recém-criados são exibidos. Eles permanecerão nela até que estejam prontos para serem enviados. Para mover um pedido para a próxima etapa, você deve informar o método de pagamento. A partir de então, estará habilitado o botão "A entregar". Clique nele para passar para a próxima etapa.

  • A entregar: essa segunda etapa pode ser configurada. Caso sua conta no Deli esteja integrada a um aplicativo de Delivery, você poderá configurar esse status para que um entregador seja avisado quando o pedido está pronto para ser retirado. Para mover o pedido para a próxima etapa, clique em "Enviados".

  • Enviados: aqui estarão listados todos os pedidos que já saíram para a entrega. Eles permanecem nessa etapa até que o entregador confirme a entrega do pedido. Para mover para a próxima etapa e finalizar este pedido, clique em "Entregue".

  • Entregues: esta é a última etapa, onde você pode ver todos os pedidos que já foram entregues para os seus clientes. A partir do momento que o pedido chega neste status, a venda é considerada fechada e o valor do pedido passa a ser refletido dentro da contagem de caixa em andamento.


Como cobrar com código QR do Mercado Pago

No ticket de controle de mesa, é possível imprimir um código QR do Mercado Pago para que o cliente realize o pagamento da sua compra. Esse QR Code gerado é dinâmico, o que significa que é criado um código exclusivo para cada venda.

Para realizar o pagamento, o cliente deverá escanear o código utilizando seu celular.

⚠️ Atenção: antes de oferecer essa opção, é necessário vincular sua conta do Deli ao Mercado Pago. Leia o artigo a seguir para mais informações: Como integrar o Cardápio Digital ao Mercado Pago.

Respondeu à sua pergunta?