O Módulo Delivery foi pensado para gerenciar pedidos com entrega a domicílio e para integrar o seu sistema aos principais aplicativos de entrega, possibilitando que você faça toda a gestão de pedidos em um só lugar.
📌 Nota: para ter acesso a essa funcionalidade, é necessário contratar o módulo Delivery adicional. Para mais informações, visite: www.deli.com.br.
Como adicionar pedidos de Delivery manualmente
Antes de criar um novo pedido para entrega via delivery, é necessário adicionar as informações do cliente para entrega. Para isso, siga o passo a passo abaixo:
Na seção "Restaurantes", clique em "delivery"
Clique "+ Novo pedido"
Preencha as informações para entrega
Clique no botão "Criar"
Na nova janela, adicione os produtos informados e confirme
Pedido criado! Ele será exibido na tela à direita, dentro do status "Preparando"
Antes de seguir, lembre-se de preencher o restante das informações solicitadas nesta tela. Para isso:
Insira a informação da "Gorjeta" (quando necessário)
Insira o "Custo de envio" (quando necessário)
Selecione o método de pagamento em "Pagar com". Para pagamentos em dinheiro, o sistema calcula o valor de troco automaticamente.
Selecione o tempo estimado de entrega em "Detalhes da entrega"
Se você tem a integração com o Sob Demanda do iFood e quer fazer uma cotação de valores, clique em "Solicitar entrega"
Clique em "A entregar" quando o pedido estiver nesta etapa.
O pedido mudará do status "Preparando" para "A entregar". Para mudar para a próxima etapa, clique no próximo status: "Enviado" e/ou "Entregue".
📌 Nota: se o pedido for de um cliente já cadastrado no sistema, ao inserir o número de telefone, o sistema puxa automaticamente as informações restantes. Se for um novo cliente, você pode salvá-lo no banco de dados.
Como visualizar o último pedido de um cliente
Caso o cliente já tenha feito pedidos anteriormente, o sistema identifica qual foi o último pedido. Para visualizar, siga os passos abaixo:
Preencha as informações do cliente
Clique em "Veja o último pedido" (ao lado de "Cliente")
Abrirá uma nova janela com a informação do último pedido:
Se ele quiser fazer o mesmo pedido, clique em "+"
Se ele quiser fazer um novo pedido, clique em "Fechar"
Quais são as etapas dos pedidos:
Preparando: esta é a primeira etapa, onde os pedidos recém-criados são exibidos. Eles permanecerão nela até que estejam prontos para serem enviados. Para mover um pedido para a próxima etapa, você deve informar o método de pagamento. A partir de então, estará habilitado o botão "A entregar". Clique nele para passar para a próxima etapa.
A entregar: essa segunda etapa pode ser configurada. Caso sua conta no Deli esteja integrada a um aplicativo de Delivery, você poderá configurar esse status para que um entregador seja avisado quando o pedido está pronto para ser retirado. Para mover o pedido para a próxima etapa, clique em "Enviados".
Enviados: aqui estarão listados todos os pedidos que já saíram para a entrega. Eles permanecem nessa etapa até que o entregador confirme a entrega do pedido. Para mover para a próxima etapa e finalizar este pedido, clique em "Entregue".
Entregues: esta é a última etapa, onde você pode ver todos os pedidos que já foram entregues para os seus clientes. A partir do momento que o pedido chega neste status, a venda é considerada fechada e o valor do pedido passa a ser refletido dentro da contagem de caixa em andamento.
Como cobrar com código QR do Mercado Pago
No ticket de controle de mesa, é possível imprimir um código QR do Mercado Pago para que o cliente realize o pagamento da sua compra. Esse QR Code gerado é dinâmico, o que significa que é criado um código exclusivo para cada venda.
Para realizar o pagamento, o cliente deverá escanear o código utilizando seu celular.
⚠️ Atenção: antes de oferecer essa opção, é necessário vincular sua conta do Deli ao Mercado Pago. Leia o artigo a seguir para mais informações: Como integrar o Cardápio Digital ao Mercado Pago.





