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Autoatendimento QR Mesas: introdução

Atualizado essa semana

O Autoatendimento QR Mesas é uma funcionalidade que permite aos clientes realizarem pedidos diretamente da mesa utilizando seus dispositivos móveis, otimizando o atendimento do seu estabelecimento.

🌟 Funcionalidade disponível para os planos Avançado e Pro.


Como funciona o Autoatendimento QR Mesas?

Com esta ferramenta, os clientes escaneiam um código QR posicionado na mesa, acessam o cardápio digital completo e fazem seus pedidos indicando o número da mesa, sem necessidade de aguardar um garçom. O pedido é processado automaticamente no sistema e vinculado à mesa correspondente.

É possível configurar o sistema para que as comandas de pedidos sejam impressas automaticamente na cozinha ou que para que seja feita uma confirmação manual dos pedidos das mesas antes da impressão.


Configuração de pedidos por QR em mesas: passo a passo

Para habilitar o Autoatendimento QR Mesas, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse Configurações no sistema

  2. Clique em Menu QR

  3. Selecione Autoatendimento

  4. Clique em Habilitar

  5. Clique em Salvar para aplicar as configurações

Configurações essenciais

Ao habilitar a opção para que seus clientes façam pedidos usando um QR Code de mesa, será necessário realizar algumas configurações adicionais que são essenciais para que rode da melhor forma. Veja abaixo:

  1. Nome do estabelecimento: defina como o nome do seu restaurante aparecerá no cardápio digital

  2. Método de pagamento: escolha como os clientes realizarão o pagamento. Esta configuração influenciará as instruções exibidas no final do processo de pedido e oferece dois tipos:

    1. Dirigindo-se ao caixa

    2. Solicitando atendimento do garçom na mesa

  3. Exibir imagens dos produto: determine se as fotos dos produtos serão mostradas no cardápio digital

  4. Aceitar pedidos automaticamente: configure se os pedidos devem ser confirmados automaticamente ou se necessitam aprovação manual:

    1. Habilitado: pedidos são automaticamente confirmados na mesa e a comanda é impressa diretamente na cozinha

    2. Desabilitado: quando um cliente faz um pedido, a mesa fica destacada em laranja no sistema e o pedido deve ser confirmado manualmente para que a comanda seja impressa na cozinha


Implementação nas mesas

Após a configuração no sistema, você deverá imprimir o QR Code gerado e deixá-lo disponível nas mesas para que os clientes possam escanear e fazer pedidos. Veja como fazer:

  1. Faça o download do código QR gerado

  2. Imprima o código para cada mesa do estabelecimento

  3. Posicione o QR Code em local visível em cada mesa

  4. Verifique se a numeração das mesas no sistema corresponde à numeração física

Importante: a correspondência correta entre a numeração física e do sistema é essencial para que funcione corretamente. Os clientes deverão indicar o número da sua mesa ao registrar seu pedido.


Experiência do seu cliente

Abaixo, você pode ver como será a experiência do seu cliente usando o QR Code de Mesas para realizar pedidos. O cardápio digital usado como exemplo para o autoatendimento é: https://menu.fu.do/ferminbrasil/self-service

O processo de pedido para o cliente segue estas etapas:

  1. O cliente escaneia o código QR da mesa usando a câmera do celular

  2. O navegador abrirá o link do seu cardápio de autoatendimento

  3. O cliente poderá navegar pelas categorias e produtos disponíveis

  4. O cliente seleciona os itens desejados

  5. Confirma o número da mesa onde está localizado

  6. Finaliza o pedido


Como o pedido é processado dento do sistema

Esse passo vai depender da configuração escolhida:

  • Modo automático: os pedidos são enviados diretamente para a cozinha e as comandas são impressas automaticamente

  • Modo com confirmação: os pedidos ficam pendentes no sistema até receberem aprovação de um membro da equipe


Dicas para implementação bem-sucedida

  • Posicionamento do QR Code: posicione o QR Code ao lado do número correspondente à mesa, com isso seu cliente encontrará facilmente o número da mesa para finalizar o pedido

  • Numeração clara: certifique-se de que os números das mesas sejam fáceis e estejam bem visíveis para seus clientes

  • Treinamento da equipe: prepare a equipe para orientar clientes que precisem de auxílio

  • Cardápio digital atrativo: certifique-se de ter um cardápio digital atrativo e atualizado: use fotos, insira informações sobre os produtos, preços corretos, etc.

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