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Seção Vendas: introdução

Atualizado há mais de 3 semanas

Nesta seção é possível analisar e controlar todas as informações relacionadas às vendas do seu negócio. É possível visualizar pedidos por diferentes status, realizar edições, exportar relatório e mais.


Funcionalidades da seção vendas

1. Lista de vendas realizadas

A visualização da lista de vendas está disponível por dia, mês e ano, ou através da contagem de caixa. Ainda, é possível escolher datas ou intervalos de tempo, caso precise analisar um período específico. Por padrão, o sistema exibe as vendas por dia.

Se você precisar diferenciar as vendas por tipo, é possível aplicar filtros para fazer essa seleção. Veja quais são os filtros disponíveis e para que serve cada um deles:

  • Status de venda: filtra vendas em andamento, enviadas, pagas, fechadas e excluídas.

  • Tipo de venda: filtra as vendas por salão, balcão e delivery.

  • Garçom/Entregador: filtra vendas de acordo com o garçom/entregador associado a elas.

  • Cliente: filtra uma venda de acordo com o cliente associado a elas.

  • Forma de pagamento: filtra as vendas conforme o método de pagamento escolhido.

  • Horário de início/Horário de fechamento: permite filtrar as vendas de acordo com o horário. Por padrão, o sistema está pré-determinado com a hora de início.

  • Caixa: filtra as vendas através do caixa que a mesma foi registrada.

  • Mesa: permite buscar uma venda pela mesa em que foi registrada.

A informação, com os filtros selecionados, aparecerá logo abaixo. Clicando sob alguma venda em específico, você poderá acessar mais detalhes no painel que abrirá à direita.

Abaixo dos filtros, é possível ainda ver um resumo com as seguintes informações: número de pessoas, ticket médio e valor total das vendas contempladas. Neste mesmo quadro, estará disponível um botão "MAIS INFO", que permite expandir informações.

Clicando nele, será possível visualizar detalhes, como: método de pagamento, ambientes, cancelamentos, gorjetas e custos de envio.


2. Exportar relatório de vendas

Caso queira salvar a informação sobre as suas vendas fora do sistema, é possível exportar relatórios no formato de Excel. Para isso, basta clicar no ícone com uma seta no canto superior à direita.

O download é iniciado automaticamente e a planilha de Excel disponibilizada estará dividida em nove abas com as seguintes informações:

  1. Vendas: mostra a mesma lista que é exibida na tela do sistema, com os detalhes específicos de cada um.

  2. Adições: mostra o detalhe dos produtos vendidos.

  3. Adições de Combos: mostra o detalhe dos produtos "combos" vendidos.

  4. Pagamentos: mostra o meio de pagamento, a caixa, o cliente, o garçom e demais informações relacionadas às vendas.

  5. Descontos: mostra os descontos aplicados nas vendas.

  6. Gorjetas: aqui você pode ver as gorjetas associadas às vendas (visível apenas se a ferramenta "controle de gorjeta" estiver habilitada).

  7. Mais Informação: mostra um resumo onde estão indicados o número de pessoas, o ticket médio e o valor total das vendas contempladas, juntamente com um detalhe das vendas segundo: método de pagamento, ambiente e cancelamentos.

  8. Produtos: mostra um resumo onde é indicada a quantidade vendida de cada produto e seu total representado em R$.

As colunas incluídas no arquivo exportado podem ser personalizadas entrando em "Configurações" e em seguida na seção "Exports". Lembre-se: o usuário precisa ter a permissão para gerenciar exports habilitada.

As colunas editáveis ​​correspondem às: vendas, produtos adicionados e vendas fiscais. Clique neste link caso queira realizar edições.


3. Venda finalizada: outras ações

Ao selecionar uma venda finalizada, 04 ícones são exibidos no painel localizado no lado direito da tela, conforme a imagem abaixo:

Seguindo da esquerda para a direita, eles têm as seguintes funções:

  • Imprimir Controle de Mesa: permite imprimir um ticket que reflete o detalhe de todos os consumos e o total da conta.

  • Imprimir Ordem Completa: permite reimprimir um pedido completo, ou seja, um ticket para informar a cozinha sobre a preparação de um pedido.

  • Editar Venda: permite editar as informações da venda (número da mesa, número de pessoas, garçom, cliente e comentários).

  • Excluir Venda: permite que você exclua uma venda. Esta ação será refletida na Contagem de Caixa em andamento.

Nota: ao excluir uma venda, elas não serão excluídas do banco de dados. Por segurança, elas permanecerão registradas, porém riscadas em cinza.

Nesta mesma seção, ainda será possível modificar o método de pagamento de uma venda, caso seja necessário. Veja a seguir o passo a passo para realizar essa alteração.


4. Modificar o método de pagamento de uma venda

É possível que, na hora de fechar uma venda, o método de pagamento tenha sido selecionado errado. Nesses casos, será possível editá-lo para não comprometer as suas análises, seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Na seção "vendas", clique na venda finalizada

  2. Na caixa que abrirá a direita, baixe até pagamentos e clique em "editar"

  3. Escolha o método de pagamento correto

  4. Clique em "Salvar"

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