Nesta seção, você encontrará informações detalhadas sobre o processo de cobrança caso queira alterar seu plano, adicionar módulos ou cancelar módulos contratados.
Situações para cobrança de planos e módulos
1. Migrar para um plano de maior valor e/ou contratar módulos adicionais (caso você não tenha pago o mês atual)
Se você ainda não pagou a mensalidade do plano atual e quer migrar para um plano superior ou quer adicionar módulos ao plano atual, o sistema irá calcular o valor total a ser cobrado próximo no mês da seguinte forma:
Dias utilizados do plano vigente + Dias utilizados do novo plano escolhido
Por exemplo: você tem um Plano Inicial com frequência de pagamento mensal. No dia 15 de um mês com 31 dias, você decide fazer um upgrade para um Plano Pro. O que será cobrado na próxima fatura?
Valor proporcional a 15 dias de uso do plano atual + Valor proporcional a 16 dias de uso do novo plano = 31 dias de uso do sistema
A partir do mês seguinte, a cobrança passa a considerar integralmente o valor mensal do novo plano, salvo se houver novas alterações.
Variação por método de pagamento escolhido:
Mensal: será cobrado o valor proporcional aos dias já utilizados do plano atual, acrescido do valor referente aos dias do novo plano até o fim do mês. A partir do mês seguinte, a cobrança passa a considerar integralmente o valor mensal do novo plano, salvo se houver novas alterações.
Assinatura/Débito automático: será cobrado o valor proporcional aos dias já utilizados do plano atual, acrescido do valor referente aos dias do novo plano até o final do mês. A partir do 1º dia do mês seguinte, a cobrança passa a considerar integralmente o valor mensal do novo plano, salvo se houver novas alterações.
Aviso: clientes que optam pelo plano mensal por assinatura/débito automático têm a renovação automática do plano todo dia 01 do mês.
Semestral: será cobrado o valor proporcional dos dias já utilizados no mês em questão do plano atual, acrescido do valor proporcional dos dias do novo plano até o final do mês. Em seguida, será somada a diferença do valor do novo plano referente aos meses completos restantes até o término do período contratado.
Anual: será cobrado o valor proporcional dos dias já utilizados no mês em questão do plano atual, acrescido do valor proporcional dos dias do novo plano até o final do mês. Em seguida, será somada a diferença do valor do novo plano referente aos meses completos restantes até o término do período contratado.
2. Migrar para um plano de maior valor e/ou contratar módulos adicionais (caso você já tenha pago o mês atual)
Se você já pagou a mensalidade e deseja migrar para um plano superior ou adicionar módulos, será cobrada apenas a diferença entre o valor já pago e o do novo plano, calculada de forma proporcional aos dias restantes do período.
Se não houver alteração de plano, mas apenas a inclusão de novos módulos, será cobrado o valor proporcional do módulo referente aos dias restantes do mês, considerando a data de contratação para início do cálculo.
Variação por método de pagamento escolhido:
Mensal: o valor a pagar será calculado proporcionalmente aos dias restantes do mês, considerando a diferença entre o que já foi pago e o novo plano escolhido.
Semestral ou Anual: o valor a pagar será calculado proporcionalmente aos dias restantes do período contratado, considerando a diferença entre o que já foi pago e o novo plano escolhido.
Assinatura/Pagamento Automático: o valor a pagar será calculado proporcionalmente aos dias restantes do mês, considerando a diferença entre o que já foi pago e o novo plano escolhido. A partir do 1º dia do mês seguinte, a cobrança passa a considerar integralmente o valor mensal do novo plano, salvo se houver novas alterações.
Aviso: clientes que optam pelo plano mensal por assinatura/débito automático têm a renovação automática do plano todo dia 01 do mês.
3. Contratar módulos adicionais sem migrar de plano
Quando forem adicionados novos módulos ao sistema, será cobrado o valor proporcional do módulo referente aos dias restantes do período do plano contratado (mensal, trimestral, semestral ou anual).
Para pagamentos por assinatura/débito automático, será feita a cobrança do valor do módulo proporcional aos dias restantes do período pago. A partir do 1º dia do mês seguinte, a cobrança passa a considerar integralmente o valor do novo módulo.
4. Migrar para plano de valor inferior e/ou desativar módulos (caso você já tenha pago o mês atual)
Se você já pagou o valor total do seu plano, mas quer alterá-lo, migrando para um plano de menor valor, ou quer desativar algum módulo do sistema, é possível. Para isso, basta fazer a alteração no sistema e aguardar o fim do período pago. A próxima cobrança já virá atualizada, considerando essa alteração.
Nota: o plano/módulo atual (já pago) ficará ativo até o último dia contratado. Por exemplo, se você está fazendo esta alteração no dia 20 do mês, terá essas funcionalidades disponíveis até o dia 30, pois já pagou o valor referente a 30 dias de uso para elas. Ao término deste periodo, as alterações serão aplicadas e na sua fatura constará o novo valor.
5. Migrar para plano de valor inferior e/ou desativar módulos (caso você não tenha pago o mês atual)
Se você alterar seu plano para um de valor inferior ou desativar módulos adicionados antes de realizar o pagamento do mês vigente, será cobrado apenas o valor proporcional aos dias utilizados do plano/módulos anteriores. Depois, passará a pagar o valor do novo plano ou deixará ser cobrado o valor do módulo desativado.
Atenção: nesses casos, a alteração é feita de forma imediata. Ou seja, seu plano é modificado ou seu módulo é desativado no instante em que a alteração é confirmada.