Com essa funcionalidade é possível gerenciar as despesas do seu restaurante de forma fácil e organizada, visto que ela permite controlar os gastos gerados pelo seu negócio.
Além disso, é possível indicar quando cada despesa vence e visualizar essa informação diretamente na tabela, além de realizar o controle dos pagamentos de cada uma delas.
💡Dica: se você quer manter seu controle financeiro ainda mais organizado, use as categorias de despesas para classificar seus custos. Caso ainda não saiba como fazer, visite o artigo: Como usar categorias e subcategorias de despesas
📋 Como criar uma nova despesa: passo a passo
Para criar uma nova despesa, você deve seguir o passo a passo abaixo:
Acesse a seção de Despesas (ícone da calculadora na barra superior).
Clique na aba “Despesas”.
Clique no botão laranja “+ Nova despesa” para adicionar. Um formulário será aberto para preenchimento.
Preencha os campos:
Data de emissão: data em que o documento foi emitido
Data de vencimento: data em que o documento vence
Quantia: valor total da despesa
Fornecedor: selecione quem é o prestador do documento emitido
Categoria: selecione a categoria a qual essa despesa pertence (opcional)
Tipo de comp.: selecione o tipo de documento emitido -- por exemplo, uma nota fiscal (opcional)
Nro. de comp.: insira o número do documento
Comentário: nesse campo é possível inserir comentários adicionais
Por fim, clique no botão "Criar" para salvar sua nova despesa.
🔍 Como pesquisar despesas dentro do sistema
Você pode facilmente consultar todas as despesas cadastradas no Deli utilizando uma variedade de filtros, como -- tipo de data, período, data, fornecedor, categoria, forma de pagamento, caixa e tipo de documento. Para visualizar um relatório de despesas, siga os passos a abaixo:
Acesse a seção de Despesas (ícone da calculadora na barra superior).
Clique na aba “Despesas”.
Clique em "Data".
Por fim, selecione os filtros que deseja para a consulta.
Após concluir esse processo, o sistema exibirá todas as despesas que correspondem aos filtros selecionados, conforme ilustrado no exemplo abaixo:
*Por padrão, o sistema mostrará as despesas do dia atual.
💡Dica: para aprender passo a passo como cadastrar fornecedores no sistema, leia o seguinte artigo: Como criar um novo fornecedor.
🗂️ Exportando relatório de despesas
Caso queira exportar as informação sobre as despesas adicionadas ao sistema, é possível baixar um arquivo no formato de Excel de forma simples clicando no ícone "Exportar" no canto superior à direita. O download é iniciado automaticamente.
📊 Gestão de Contas a Pagar dentro do sistema
Com o controle de despesas é possível gerenciar suas "contas a pagar", visualizando vencimentos, status de pagamento e total pendente direto da seção "Despesas" do Deli.
Data de vencimento: indique quando cada despesa vence e visualize essa informação diretamente na tabela da seção Despesas.
Estado de um pagamento: permite identificar se uma despesa está marcada como Pago ou A pagar direto do sistema. Para modificar o estado, é necessário editar a despesa e atualizar a informação no detalhe.
Totalizador “A pagar”: na parte superior da tabela, além do total de despesas pagas, agora aparece o valor total pendente de pagamento, oferecendo uma visão rápida dos seus compromissos financeiros futuros.
📌 Importante: essas funcionalidades estão disponíveis exclusivamente para contas com o plano PRO.