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Como criar uma nova despesa

Atualizado há mais de 3 semanas

Com essa funcionalidade é possível gerenciar as despesas do seu restaurante de forma fácil e organizada, visto que ela permite controlar os gastos gerados pelo seu negócio.

Além disso, é possível indicar quando cada despesa vence e visualizar essa informação diretamente na tabela, além de realizar o controle dos pagamentos de cada uma delas.

💡Dica: se você quer manter seu controle financeiro ainda mais organizado, use as categorias de despesas para classificar seus custos. Caso ainda não saiba como fazer, visite o artigo: Como usar categorias e subcategorias de despesas


📋 Como criar uma nova despesa: passo a passo

Para criar uma nova despesa, você deve seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a seção de Despesas (ícone da calculadora na barra superior).

  2. Clique na aba “Despesas”.

  3. Clique no botão laranja “+ Nova despesa” para adicionar. Um formulário será aberto para preenchimento.

  4. Preencha os campos:

    1. Data de emissão: data em que o documento foi emitido

    2. Data de vencimento: data em que o documento vence

    3. Quantia: valor total da despesa

    4. Fornecedor: selecione quem é o prestador do documento emitido

    5. Categoria: selecione a categoria a qual essa despesa pertence (opcional)

    6. Tipo de comp.: selecione o tipo de documento emitido -- por exemplo, uma nota fiscal (opcional)

    7. Nro. de comp.: insira o número do documento

    8. Comentário: nesse campo é possível inserir comentários adicionais

  5. Por fim, clique no botão "Criar" para salvar sua nova despesa.


🔍 Como pesquisar despesas dentro do sistema

Você pode facilmente consultar todas as despesas cadastradas no Deli utilizando uma variedade de filtros, como -- tipo de data, período, data, fornecedor, categoria, forma de pagamento, caixa e tipo de documento. Para visualizar um relatório de despesas, siga os passos a abaixo:

  1. Acesse a seção de Despesas (ícone da calculadora na barra superior).

  2. Clique na aba “Despesas”.

  3. Clique em "Data".

  4. Por fim, selecione os filtros que deseja para a consulta.

Após concluir esse processo, o sistema exibirá todas as despesas que correspondem aos filtros selecionados, conforme ilustrado no exemplo abaixo:

*Por padrão, o sistema mostrará as despesas do dia atual.

💡Dica: para aprender passo a passo como cadastrar fornecedores no sistema, leia o seguinte artigo: Como criar um novo fornecedor.


🗂️ Exportando relatório de despesas

Caso queira exportar as informação sobre as despesas adicionadas ao sistema, é possível baixar um arquivo no formato de Excel de forma simples clicando no ícone "Exportar" no canto superior à direita. O download é iniciado automaticamente.


📊 Gestão de Contas a Pagar dentro do sistema

Com o controle de despesas é possível gerenciar suas "contas a pagar", visualizando vencimentos, status de pagamento e total pendente direto da seção "Despesas" do Deli.

  • Data de vencimento: indique quando cada despesa vence e visualize essa informação diretamente na tabela da seção Despesas.

  • Estado de um pagamento: permite identificar se uma despesa está marcada como Pago ou A pagar direto do sistema. Para modificar o estado, é necessário editar a despesa e atualizar a informação no detalhe.

  • Totalizador “A pagar”: na parte superior da tabela, além do total de despesas pagas, agora aparece o valor total pendente de pagamento, oferecendo uma visão rápida dos seus compromissos financeiros futuros.

📌 Importante: essas funcionalidades estão disponíveis exclusivamente para contas com o plano PRO.

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