Passar para o conteúdo principal

Como utilizar o Relatório de Compras

Atualizado há mais de um mês

O Relatório de Compras do Deli está estruturado para dar maior visibilidade sobre as compras que são feitas para o funcionamento do restaurante.

🌟 Disponível para os planos Avançado e Pro


Como acessar o Relatório de Compras

  1. Faça login na sua conta Deli

  2. Clique no ícone 📊 Relatórios localizado na barra superior

  3. No menu lateral esquerdo, selecione a opção “Compras (versão em teste)”

Pronto! Será exibido o painel de relatórios de vendas e você já pode começar a explorar.


Como filtrar as informações por período?

Você pode escolher o intervalo de tempo que deseja analisar no relatório, comparando diferentes períodos e identificando tendências com facilidade. Esse intervalo poderá ser: Últimos 7 dias, Últimos 30 dias, Últimos 3 meses, Últimos 6 meses, Últimos 12 meses.


​Também é possível selecionar um intervalo de datas personalizado, conforme sua necessidade. Basta definir a data inicial e a final desejadas. O intervalo máximo permitido é de 730 dias (equivalente a 2 anos).

Ao selecionar um dos filtros disponíveis, o relatório será atualizado automaticamente com os dados do período selecionado.

📌 Nota: por padrão, o relatório exibe os últimos 7 dias. As comparações seguem a lógica de desempenho mês vs. mês, até a data atual (ex: 12/07 até 12/08) ou semana a semana, comparando esta semana com a anterior.


Como o sistema identifica as compras para atualizar o relatório?

As informações que o sistema toma para atualização do relatório são as que você preenche na seção "Despesas". Serão consideradas despesas todas as despesas registradas cuja categoria financeira seja: Compra de Mercadorias.

Para que as informações do gráfico estejam sempre corretas, é necessário manter a seção de despesas sempre atualizada. Além disso, sempre que você for analisar os dados de um determinado período, considere que as informações do gráfico não são em tempo real, mas sim dos dados até o dia anterior do período selecionado.

⚠️ Atenção: não esqueça de associar suas categorias de compras de insumos à categoria financeira "Compra de Mercadoria" para visualizar essas despesas nesse relatório

📚 Dica: se você não saber como criar uma nova despesa, leia o artigo: Como criar despesas; Ou se precisa de ajuda para entender como funcionam as categorias e subcategorias dessa seção, leia o artigo: Categorias e Subcategorias de despesas: como utilizar essa funcionalidade.


Gráficos disponíveis:

1. Gráfico de evolução de compras:

Esse gráfico mostra o investimento total em compras de mercadorias ao longo do tempo, com base na data da compra informada.

2. Gráfico de compras por categorias:

Esse gráfico mostra a distribuição de compras de acordo com a categoria do produto. Para que ele funcione corretamente, ao carregar uma despesa, é essencial atribuir uma categoria a ela.

⚠️ Atenção: todas as despesas que NÃO possuem uma categoria impactam o relatório de Despesas e são classificadas como "sem categoria".

3. Gráfico de compras por dia

A tabela mostra o detalhe de cada compra registrada, ordenada cronologicamente, permitindo identificar o que foi comprado, de quem, em que quantidade e a que custo. Inclui filtros de visualização (produto ou ingrediente).

Serão exibidas neste gráfico as despesas com a categoria financeira “Compra de mercadorias”.

4. Ranking de fornecedores

Esse gráfico mostra a lista fornecedores com despesas na categoria Compra de mercadorias com um resumo histórico dos valores pagos.

Essa informação facilita negociações com fornecedores, permitindo comparar rapidamente os valores de compras anteriores. Por exemplo, você pode dizer ao fornecedor X que pagou R$XX pelo mesmo produto no mês passado.


As colunas estão organizadas da seguinte forma:

  • Posição no ranking

  • Fornecedor

  • Categoria: se um fornecedor tiver várias categorias, a categoria mais utilizada é exibida e todas as suas compras são somadas.

  • Pedidos: número de despesas registradas com aquele fornecedor

  • Volume: valor (em reais) gasto com o fornecedor

Respondeu à sua pergunta?