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Como utilizar o Relatório de Produtos

Atualizado há mais de 2 meses

O Relatório de Produtos do Deli é uma ferramenta pensada para facilitar o acompanhamento do desempenho das suas vendas de acordo com os seus produtos e, a partir disso, tomar decisões mais certeiras no seu negócio.

Por exemplo: você poderá visualizar seus produtos mais ou menos vendidos e criar estratégias ou promoções para vender mais. Veja a seguir como utilizar ele no seu dia a dia.

🌟 Disponível para os planos Avançado, com acesso aos relatórios + exportar informações, mas não vê nada relacionado ao CMV; e Pro com todos os recursos do Avançado + alguns gráficos específicos.


Como acessar o Relatório de Produtos

  1. Faça login na sua conta Deli

  2. Clique no ícone 📊 Relatórios localizado na barra superior

  3. No menu lateral esquerdo, selecione a opção “Produtos (versão em teste)”

Pronto! Será exibido o painel de relatórios de vendas e você já pode começar a explorar.


Como filtrar as informações por período?

Você pode escolher o intervalo de tempo que deseja analisar no Relatório de Produtos. Ele permite comparar resultados entre diferentes períodos e identificar tendências com mais facilidade. Para aplicar um filtro de período, siga os passos:

  1. Acesse o Relatório de Produtos

  2. Filtro por período: escolha uma das opções disponíveis: Últimos 7 dias, Último mês, Últimos 3 meses, Últimos 6 meses, Últimos 12 meses

  3. Filtro por categoria: filtre pela categoria que deseja visualizar, se for o caso

  4. Filtro por produtos: é possível filtrar todos os gráficos por: apenas produtos, apenas modificadores, produtos + modificadores.

O relatório será atualizado automaticamente com os dados do período selecionado.

📌 Nota: por padrão, o relatório exibe os últimos 7 dias. As comparações seguem a lógica de desempenho mês vs. mês, até a data atual (ex: 12/07 até 12/08) ou semana a semana, comparando esta semana com a anterior.


Como entender os indicadores-chave do relatório?

No topo do Relatório de Produtos, você verá indicadores 3 chave que mostram um resumo do desempenho do seu restaurante no período selecionado: Total de produtos vendidos, Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e Top 3 produtos em vendas.

O total de produtos vendidos mostra sempre um comparativo do período selecionado com o anterior. Isso ajuda a visualizar rapidamente o desempenho.

Veja o que significa cada indicador:

  • Total de produtos vendidos: mostra o número de itens vendidos no período (variação vs período anterior)

  • CMV (Custo da Mercadoria Vendida): esse valor mostra quando você gasta para produzir ou comprar o que vende. A fórmula usada é: CMV Total → Custo do produto × quantidade de produtos vendidos. O número mostra a variação vs período anterior.

  • Top 3 produtos em vendas: essa métrica mostra o percentual que esse top 3 produtos representa no total das suas vendas no período analisado. A fórmula usada é: x% = [($ vendas (produto no top 3) ) / ( $ vendas (todos os produtos) ) × 100]

📌 Nota: usuários do plano Avançado verão a métrica de CMV acinzentada, porque essa é uma funcionalidade inclusa para clientes do Plano Pro.


Produtos por quantidade de vendas

Esse painel mostra a lista dos produtos com maior quantidade de unidades vendidas no período selecionado e os dados estão baseados no total de vendas brutas fechadas. É possível filtrar a informação por: turno ou quantidade.

Veja quais são os filtros disponíveis:

  • Quantidade: Top 5, 10, 15, 20, 25, 100 (padrão: top 10)

  • Turno: Almoço, Jantar, Noturno (será exibido conforme a sua configuração no sistema)

Se você quiser entender o volume de produtos vendidos por categoria, ou um produto específico, modificadores, etc., use em conjunto os filtros gerais do relatório.

Por exemplo: na imagem abaixo o filtro do gráfico está configurado por "Turno: todos" e "Quantidade: Top 10", porém o filtro utilizado no relatório de forma geral foi configurado por "Período: 12 meses", "Categoria: Bebidas" e "Produtos e modificadores: Apenas produtos". Dessa forma você vê o Top 10 de produtos da categoria Bebidas em todos os turnos nos últimos 12 meses.


Vendas por Categoria

Esse gráfico mostra o total de vendas brutas por categoria durante o período selecionado. É o percentual da participação de cada categorial no total das suas vendas e te ajuda a entender qual categoria tem mais saída e qual tem menos.

Utilize o filtro "Quantidade" para alterar o volume de categorias que deseja ver no ranking.

Vendas por subcategoria

Mostra o total de vendas brutas por subcategoria durante o período selecionado. É o percentual da participação de cada subcategoria no total das vendas e também pode ser filtrado por "Quantidade" para alterar quantas subcategorias serão mostradas no ranking.


Análise de CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) por produto

Indica qual percentual da receita gerada por vendas é destinado para cobrir os custos de produção de cada produto. Um CMV baixo significa que determinado produto tem um custo de produção baixo em relação ao valor que é cobrado do cliente.

O gráfico está estruturado da seguinte forma:

  • Produto

  • Quantidades vendidas

  • Vendas: receita (R$)

  • CMV % = (Custo das mercadorias vendidas ÷ Vendas totais) × 100

  • Custo: valor gasto para produzir (R$)

  • Markup = (Preço de venda − Custo) ÷ Custo × 100

📌 Nota: as informações de CMV estão disponíveis apenas para o plano Pro.


Engenharia do cardápio: o que é e como usar

Esse gráfico compara a participação de cada produto nas vendas (% da receita) com o seu CMV. Cada ponto no gráfico corresponde a um produto.

Valores:

  • Eixo X: Vendas

  • Eixo Y: CMV %

Como interpretar:

  • Abaixo-direita (Alto Volume + Baixo %CMV) → MELHOR
    Cash cows: alto impacto e bom custo. Insight: manter/escalar.

  • Acima-direita (Alto Volume + Alto %CMV) → PIOR (prioridade)
    Vendem muito, mas comem a margem. Insight: otimizar custos/preço/receita.

  • Acima-esquerda (Baixo Volume + Alto %CMV) → Risco / limpar catálogo
    Insight: revisar, descontinuar.

  • Abaixo-esquerda (Baixo Volume + Baixo %CMV) → Oportunidade de crescimento
    Insight: descontos, promoções.

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