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Como cadastrar clientes: passo a passo

Atualizado há mais de 3 semanas

O sistema permite criar usuários para seus clientes, o que possibilitará marcá-los como clientes frequentes, conhecer mais sobre eles e, até, criar descontos especiais.


Criar clientes: passo a passo

  1. Entre na seção "Clientes" e clique em "+Novo Cliente"

  2. Clique no botão + Novo Cliente para abrir o formulário de registro

  3. Preencha os dados solicitados (os campos marcados com um asterisco são obrigatórios)

  4. Clique em "Salvar"

Os campos do formulário que aparecerá à direita estão listados abaixo.

  • Nome (obrigatório)

  • Email

  • Telefone (incluindo o código do país)

  • Nro. Tributário (como CNPJ, CPF ou outro, dependendo do país)

  • Data de nascimento (opcional)

  • Endereço Fiscal (opcional)

  • Endereço (opcional)

  • Meio de pagamento preferido

  • Desconto (%) (se desejar aplicar um desconto específico para este cliente)

  • Conta corrente (se será permitido pagar mais tarde)

💡 Dica: no mínimo, registre Nome, Telefone com código do país e, se emitir nota fiscal, o Nro. Tributário.


Como excluir um cliente do sistema

Para excluir um cliente registrado no sistema, basta selecionar o cliente e clicar no ícone "Eliminar cliente". Caso esse cliente tenha vendas associadas, elas permanecerão no sistema, porém, sem um cliente atribuído. Iremos alertá-lo nesses casos.

Caso o cliente tenha pagamentos registrados no método "Fiado", ele não poderá ser excluído do sistema. Essa limitação existe para preservar o histórico de registro no banco de dados do sistema. Nesse caso, você poderá deixá-lo como inativo.

Veja abaixo como fazer:

  1. Entre na seção "Clientes"

  2. Selecione o cliente e clique em "Editar"

  3. No painel à direita, desmarque a opção "Ativo"

  4. Salve as alterações.


Como visualizar clientes inativos

Caso você queira visualizar clientes inativos ou desfazer a ação, voltando a deixá-los como ativos, você deverá seguir os passos abaixo:

  1. Entre na seção "Clientes"

  2. Clique no ícone representado por três linhas à direita

  3. O cliente aparecerá na lista abaixo

  4. Se quiser voltar a vê-lo como "ativo", clique no nome do cliente, depois em "editar" e marque o campo "ativo" outra vez.

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