Passar para o conteúdo principal

Comandas Individuais: introdução

Atualizado essa semana

As Comandas Individuais permitem gerenciar melhor suas vendas por comanda, oferecendo uma visão completa e controle total sobre cada venda em andamento no seu estabelecimento e facilitando a gestão de pedidos na mesa quando há mais de uma pessoa consumindo.

🌟 Esta funcionalidade está disponível tanto na versão web quanto no aplicativo móvel e requer o Módulo de Comandas Individuais contratado.


Como funciona a Seção Comanda Individual?

Com esta funcionalidade, você pode visualizar cada uma de suas comandas abertas e realizar toda sua operação de um só lugar. O sistema permite criar novas comandas, atribuir produtos, mover comandas entre ambientes (por exemplo: de mesas para balcão), e unir duas ou mais comandas.

Você pode gerenciar todas as vendas em curso e as vendas em processo de pagamento, acessar detalhes completos de cada uma, imprimir controles de mesa e registrar pagamentos, tudo de forma centralizada.


1. Como utilizar as Comandas Individuais: versão web

Para utilizar as Comandas Individuais na versão web (desktop) do sistema, siga as etapas abaixo:

  1. Faça login no sistema

  2. Entre no painel principal (ícone de talheres)

  3. Clique em Comandas

  4. Visualize a tela com todas as comandas abertas

2. Como utilizar as Comandas Individuais: versão app

Para utilizar as Comandas Individuais na versão app (aplicativo de garçons do Deli), siga as etapas abaixo:

  1. Abra o aplicativo Deli

  2. Acesse a nova seção Comandas

  3. Visualize todas as comandas disponíveis


Entenda como estão organizadas as Comandas

Na tela principal da seção Comandas Individuais você terá visibilidade de todas as vendas em curso e em processo de pagamento. Além disso, a partir dessa seção será possível:

  • Criar novas comandas

  • Mover ou transferir comandas entre ambientes (Mesas e Balcao)

  • Unir várias comandas em uma só

Além disso, você poderá usar o campo de busca para localizar comandas por número ou nome do cliente rapidamente ou encontrar uma comanda escaneando código de barras.


Como criar uma nova comanda: passo a passo

Para criar uma comanda, siga as etapas abaixo:

  1. Acesse a seção "Comandas Individuais"

  2. Clique no botão "Criar"

  3. Preencha uma das duas informações: número da comanda e/ou nome do cliente

  4. Escolha o tipo de comanda:

    • Para mesas: indique o número da mesa

    • Para balcão: selecione esta opção

  5. Adicione comentários se necessário

  6. Confirme a criação

Importante: para criar uma comanda você deverá informar pelo menos um dos dois campos opcionais "Número da comanda" ou "Nome do cliente".


Gerenciamento de comandas

1. Visualizando comandas abertas

Na tela de comandas, você poderá visualizar:

  • Comandas em curso: todas as vendas em andamento

  • Comandas em pagamento: vendas que estão sendo finalizadas

  • Status de cada comanda: identificação visual do estado atual

2. Acessando detalhes da venda

Para visualizar os detalhes das vendas adicionadas em uma comanda, clique na comanda desejada que o sistema irá mostrar uma nova janela com o detalhamento completo da venda. Nessa tela, é possível:

  1. Revisar os itens adicionados a essa venda

  2. Adicionar produtos conforme necessário

  3. Imprimir controle de mesa

  4. Fechar o pedido

  5. Registrar pagamentos

Nota: o detalhamento das vendas tem a mesma forma de funcionar dos outros canais de vendas do sistema, garantindo consistência operacional.


Como buscar comandas no sistema

1. Buscador manual

Para localizar uma comanda específica:

  1. Digite no campo de busca:

    • Número da comanda; ou

    • Nome do cliente

  2. Visualize resultados correspondentes

  3. Clique na comanda desejada

2. Leitor de código de barras

Para busca ainda mais rápida:

  1. Clique sobre campo de busca

  2. Ative o leitor de código de barras

  3. Escaneie o código da comanda

  4. Acesse automaticamente a comanda correspondente


Movendo comandas entre canais

Esta funcionalidade permite transferir comandas de um canal para outro. Para realizar essa ação siga os passo abaixo:

  1. Clique no botão "Mover"

  2. Selecione uma ou várias comandas que deseja mover

  3. Escolha o destino:

    • De balcão para mesa (indicando número da mesa)

    • De mesa para balcão

    • De uma mesa para outra mesa

  4. Confirme a movimentação

Quando usar esse recurso:

  • Exemplo 1: um cliente estava no balcão e decidiu sentar em uma mesa

    • Selecione a comanda no balcão

    • Mova para mesas indicando o número

  • Exemplo 2: uma mesa precisa ser liberada mas cliente continua no estabelecimento

    • Selecione a comanda da mesa

    • Mova para o balcão

  • Exemplo 3: clientes querem unir mesas

    • Selecione comandas de diferentes mesas

    • Mova todas para uma mesa específica


Como unir comandas

Esta funcionalidade permite unificar várias comandas sob uma mesma venda. Veja abaixo como fazer:

  1. Clique no botão "Unir"

  2. Selecione duas ou mais comandas que deseja unificar

  3. Confirme a ação

Resultado: todos os produtos das comandas selecionadas são transferidos para a primeira comanda.

Quando usar esse recurso:

  • Caso ideal: clientes querem fazer um único pagamento por várias comandas. Por exemplo:

    • Mesa 1: comanda do João (R$ 50,00)

    • Mesa 1: comanda da Maria (R$ 45,00)

    • Mesa 1: comanda do Pedro (R$ 38,00)

  • Resultado pós união: uma comanda única no valor total das 3 (R$ 133,00)

Benefícios práticos:

  • Simplifica processo de pagamento

  • Evita cobranças separadas

  • Agiliza fechamento de conta

  • Melhora experiência do cliente


Ações disponíveis dentro da seção Comandas Individuais

Ao acessar uma comanda, você pode:

1. Adicionar produtos:

  • Selecione produtos do cardápio

  • Configure modificadores se necessário

  • Ajuste quantidades

2. Imprimir controle de mesa:

  • Gere comprovante para controle interno

  • Envie pedidos para cozinha

  • Mantenha registro físico

3. Fechar pedido:

  • Finalize os itens da comanda

  • Confirme valores totais

  • Prepare para pagamento

4. Registrar pagamentos:

  • Selecione meio de pagamento

  • Processe transação

  • Finalize venda


Disponibilidade multiplataforma

Todas as funcionalidades descritas estão disponíveis na versão web e na versão app:

  • Criação de comandas

  • Movimentação entre canais

  • Unificação de comandas

  • Busca e gestão completa


Benefícios da seção Comanda Individual

  • Visão centralizada: todas as comandas em um só lugar

  • Gestão simplificada: operações rápidas e intuitivas

  • Flexibilidade operacional: mova e una comandas conforme necessário

  • Busca eficiente: localize comandas rapidamente

  • Multiplataforma: use na web ou no celular

  • Controle completo: gerencie todo ciclo da venda


Dicas para utilização eficiente

  • Nomeie comandas: use nome de cliente para facilitar identificação

  • Organize por canal: mantenha comandas no canal correto desde o início

  • Una estrategicamente: confirme com clientes antes de unir comandas

  • Use busca: aproveite o buscador para agilizar localização

  • Sincronize equipe: treine todos a usar tanto web quanto mobile

Respondeu à sua pergunta?