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Como adicionar pedidos a uma mesa

Atualizado há mais de 3 semanas

Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como adicionar pedidos de clientes a uma mesa. Você pode fazer isso de 03 formas: pelo campo de pesquisa de produtos, através de produtos favoritos ou direto do painel de produtos do sistema.

1. Adicionar vendas usando o campo de pesquisa de produtos

Adicionar itens à uma mesa usando o campo de pesquisa é simples! Basta digitar o nome ou o código do produto no campo de busca, selecionar e confirmar.

Veja o passo a passo a seguir:

  1. Faça login no sistema

  2. Selecione a mesa no painel "restaurante"

  3. No painel, identifique o campo "Buscar produto"

  4. Escreva o nome ou código do produto que deseja adicionar

  5. Adicione os produtos desejados e clique em "Confirmar"

📌 Nota: ao digitar os primeiros caracteres, serão exibidas sugestões de produtos que correspondem à pesquisa para facilitar a busca.

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2. Adicionar vendas a partir de "produtos favoritos"

Este método permite adicionar rapidamente determinados produtos, usando botões fixos no painel. Os produtos favoritos estão sempre visíveis abaixo da caixa de pesquisa e são selecionados por você.

Para adicionar um produto favorito, clique no produto e depois em "Confirmar".

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💡 Dica: para saber como inserir um produto nesta lista rápida de favoritos, leia o conteúdo a seguir: Como criar produtos favoritos.

3. Adicionar vendas a partir do painel de produtos

Adicione itens a uma mesa através de um painel auxiliar, onde estão disponíveis todos os produtos cadastrados no sistema. Para isso, selecione a mesa no painel "restaurante" e, no painel à direita, clique no ícone laranja com o sinal "+".

Essa ação abrirá uma nova janela, onde você poderá selecionar os itens desejados:

Selecione todos os produtos e clique em "Avançar" para voltar ao painel anterior. Em seguida, clique em "Confirmar" para finalizar.

💡 Dica: este painel também oferece a possibilidade de visualizar os produtos por ícones gráficos. Para saber como configurar ícones, leia o conteúdo a seguir: Como atribuir ícones aos produtos


Confirme os pedidos adicionados à mesa

Ao adicionar um produto usando qualquer um dos métodos acima, será necessário confirmar a ação para que o pedido seja enviado à cozinha. Para isso, clique em "Confirmar" sempre que terminar de adicionar itens a uma mesa.

⚠️ Atenção: a confirmação irá modificar o estoque dos produtos que possuem a opção “Controle de Estoque” habilitada.

Se o seu restaurante tem uma impressora de comandas, a ação de clicar em "Confirmar" imprime automaticamente um ticket de comanda com as informações do pedido informando à cozinha sobre a preparação.

💡 Dica: para saber como configurar uma impressora de comanda, consulte a seção "Impressoras".


Como alterar pedidos adicionados à mesa

Antes de confirmar um pedido, você poderá realizar ajustes e alterações. As modificações que podem ser feitas antes da confirmação são:

  • Quantidades: altere a quantidade de produtos adicionados clicando nos ícones "+" ou "-" , localizados à direita/esquerda do item, ou clicando sobre o número e inserindo o valor correspondente.

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  • Preço: isso pode ser feito clicando no preço atual e inserindo o novo valor de forma manual. Para isso, o usuário deverá ter a permissão "Modificar preço ao adicionar" ativada.

  • Adicionar comentários: insira informações extras na comanda utilizando o campo de comentários. Os comentários adicionados sairão impressos na comanda enviada à cozinha.

  • Remover produto: caso algum item tenha sido inserido por engano, ele poderá ser descartado clicando no ícone "X". Ao clicar, será necessário indicar o motivo do cancelamento para confirmar a ação. Esses produtos permanecerão registrados, porém riscados em cinza.

📌 Nota: ao cancelar um produto adicionado, o sistema exigirá a introdução de um comentário que justifique a ação.


Como visualizar pedidos cancelados

É possível consultar o número total de cancelamentos efetuados entrando em "Vendas" e inserindo filtro: tipo de venda "Cancelada". Além deste, você poderá utilizar os demais filtros do painel para a análise.

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