Passar para o conteúdo principal

Como adicionar pedidos a uma mesa

Atualizado há mais de 3 semanas

Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como adicionar pedidos a uma mesa, de acordo com os produtos escolhidos dos clientes. Você pode fazer isso de 03 formas: usando o campo de pesquisa de produtos, através de produtos favoritos ou direto do painel de produtos do sistema.


1. Adicionar vendas usando o campo de pesquisa de produtos

Adicionar itens à uma mesa usando o campo de pesquisa é bem simples! Basta escrever o nome ou o código do produto do banco de dados no campo de busca. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Faça login no sistema

  2. Selecione a mesa no painel "restaurante"

  3. No painel à direita, há um campo para "Buscar produto"

  4. Escreva o nome ou código do produto que deseja adicionar

  5. Adicione os produtos desejados e clique em "Confirmar"

Nota: para facilitar a busca, você verá que ao digitar os primeiros caracteres, serão exibidas sugestões de produtos que correspondem à pesquisa.

mesa2

2. Adicionar vendas a partir de "produtos favoritos"

Este método permite adicionar rapidamente determinados produtos, por meio de botões fixos no painel. Os produtos favoritos estão sempre visíveis, abaixo da caixa de pesquisa e são selecionados por você.

Para adicionar um produto usando esse método, basta clicar no nome do produto. Quando terminar de adicionar, clique em "Confirmar".

mesasa3

Dica: para saber como inserir um produto nesta lista rápida de favoritos, leia o conteúdo a seguir: como adicionar produtos favoritos

3. Adicionar vendas a partir do painel de produtos

Este método permite adicionar itens através de um painel auxiliar, onde estão disponíveis todos os produtos cadastrados no sistema.

Para isso, escolha a mesa onde vai adicionar pedidos no painel "restaurante" e clique no ícone laranja com o sinal "+" no painel que abrirá à direita.

Essa ação abrirá uma nova janela onde você poderá selecionar os itens desejados:

Depois de selecionar todos os produtos, clique no botão "Avançar". De volta ao painel anterior, basta clicar em "Confirmar" para finalizar.

Dica: este painel também oferece a possibilidade de visualizar os produtos por ícones gráficos. Para saber como atribuir ícones, leia o conteúdo a seguir: como atribuir ícones a produtos


Confirmar pedidos adicionados à mesa

Usando qualquer um dos três métodos acima, será necessário confirmar os produtos adicionados para que o pedido seja enviado à cozinha. Para isso, clique em "Confirmar" sempre que terminar de adicionar produtos.

Caso seu restaurante tenha uma impressora de comandas, ao clicar em "Confirmar" será impresso automaticamente um ticket de comanda com os dados do pedido para informar à cozinha sobre a preparação.

Dica: para saber como configurar uma impressora de comanda, consulte a seção "Instalação de impressoras" neste manual.


Alterar pedidos adicionados à mesa

Antes da confirmação dos pedidos, é possível realizar ajustes e alterações. As modificações que podem ser feitas no momento da adição com confirmação pendente são as seguintes:

  • Alterar quantidades: você pode alterar a quantidade dos produtos adicionados clicando nos ícones "+" ou "-" , localizados à direita/esquerda do item, ou clicando sobre o número e inserindo o valor correspondente.

mesas5
  • Alterar o preço: isso pode ser feito clicando no preço atual e inserindo o novo valor manualmente. Para fazer isso, o usuário deve ter a permissão "Modificar preço ao adicionar" ativada.

  • Adicionar comentário: os comentários adicionados no pedido sairão impressos na comanda enviada à cozinha.

  • Remover produto: caso algum item tenha sido inserido por engano, ele poderá ser descartado clicando no ícone "X" , localizado à direita. Será preciso indicar o motivo do cancelamento antes de confirmar. Por segurança, esses produtos serão registrados, porém aparecerão riscados em cinza.

Após revisar a lista de itens adicionados, confirme o pedido do cliente clicando em "Confirme".

Atenção: a confirmação irá modificar o estoque dos produtos que possuem a opção “Controle de Estoque” habilitada.

Nota: ao cancelar uma adição, o sistema exigirá a introdução de um comentário que justifique a referida ação.


Como visualizar pedidos cancelados

É possível consultar o número total de cancelamentos efetuados entrando em "Vendas" e filtrando o que deseja ver. Selecione o período desejado, filtre o tipo de venda "Cancelada" e/ou outros.

Respondeu à sua pergunta?