Neste artigo, vamos ensinar o passo a passo de como adicionar pedidos de clientes a uma mesa. Você pode fazer isso de 03 formas: pelo campo de pesquisa de produtos, através de produtos favoritos ou direto do painel de produtos do sistema.
1. Adicionar vendas usando o campo de pesquisa de produtos
Adicionar itens à uma mesa usando o campo de pesquisa é simples! Basta digitar o nome ou o código do produto no campo de busca, selecionar e confirmar.
Veja o passo a passo a seguir:
Faça login no sistema
Selecione a mesa no painel "restaurante"
No painel, identifique o campo "Buscar produto"
Escreva o nome ou código do produto que deseja adicionar
Adicione os produtos desejados e clique em "Confirmar"
📌 Nota: ao digitar os primeiros caracteres, serão exibidas sugestões de produtos que correspondem à pesquisa para facilitar a busca.
2. Adicionar vendas a partir de "produtos favoritos"
Este método permite adicionar rapidamente determinados produtos, usando botões fixos no painel. Os produtos favoritos estão sempre visíveis abaixo da caixa de pesquisa e são selecionados por você.
Para adicionar um produto favorito, clique no produto e depois em "Confirmar".
💡 Dica: para saber como inserir um produto nesta lista rápida de favoritos, leia o conteúdo a seguir: Como criar produtos favoritos.
3. Adicionar vendas a partir do painel de produtos
Adicione itens a uma mesa através de um painel auxiliar, onde estão disponíveis todos os produtos cadastrados no sistema. Para isso, selecione a mesa no painel "restaurante" e, no painel à direita, clique no ícone laranja com o sinal "+".
Essa ação abrirá uma nova janela, onde você poderá selecionar os itens desejados:
Selecione todos os produtos e clique em "Avançar" para voltar ao painel anterior. Em seguida, clique em "Confirmar" para finalizar.
💡 Dica: este painel também oferece a possibilidade de visualizar os produtos por ícones gráficos. Para saber como configurar ícones, leia o conteúdo a seguir: Como atribuir ícones aos produtos
Confirme os pedidos adicionados à mesa
Ao adicionar um produto usando qualquer um dos métodos acima, será necessário confirmar a ação para que o pedido seja enviado à cozinha. Para isso, clique em "Confirmar" sempre que terminar de adicionar itens a uma mesa.
⚠️ Atenção: a confirmação irá modificar o estoque dos produtos que possuem a opção “Controle de Estoque” habilitada.
Se o seu restaurante tem uma impressora de comandas, a ação de clicar em "Confirmar" imprime automaticamente um ticket de comanda com as informações do pedido informando à cozinha sobre a preparação.
💡 Dica: para saber como configurar uma impressora de comanda, consulte a seção "Impressoras".
Como alterar pedidos adicionados à mesa
Antes de confirmar um pedido, você poderá realizar ajustes e alterações. As modificações que podem ser feitas antes da confirmação são:
Quantidades: altere a quantidade de produtos adicionados clicando nos ícones "+" ou "-" , localizados à direita/esquerda do item, ou clicando sobre o número e inserindo o valor correspondente.
Preço: isso pode ser feito clicando no preço atual e inserindo o novo valor de forma manual. Para isso, o usuário deverá ter a permissão "Modificar preço ao adicionar" ativada.
Adicionar comentários: insira informações extras na comanda utilizando o campo de comentários. Os comentários adicionados sairão impressos na comanda enviada à cozinha.
Remover produto: caso algum item tenha sido inserido por engano, ele poderá ser descartado clicando no ícone "X". Ao clicar, será necessário indicar o motivo do cancelamento para confirmar a ação. Esses produtos permanecerão registrados, porém riscados em cinza.
📌 Nota: ao cancelar um produto adicionado, o sistema exigirá a introdução de um comentário que justifique a ação.
Como visualizar pedidos cancelados
É possível consultar o número total de cancelamentos efetuados entrando em "Vendas" e inserindo filtro: tipo de venda "Cancelada". Além deste, você poderá utilizar os demais filtros do painel para a análise.






